10 MAI 2017
Após projeto piloto, prefeitura estende coleta seletiva para todo o município de Pederneiras
EQUIPE DA COLETA SELETIVA

Inicialmente, a Prefeitura Municipal implantou um projeto piloto nos bairros localizados na região acima da linha férrea. Agora, a coleta seletiva de lixo reciclável abrange todo o município

Desde a última segunda-feira, 8, o Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras expandiu a Coleta Seletiva de Lixo Reciclável para todo o município, incluindo os distritos de Vanglória, Santelmo e Guaianás.

A coleta seletiva já existia em Pederneiras, tendo sido implantada no final de abril apenas nos bairros acima da linha férrea como forma de adaptação e logística.

“A partir de agora, todo o município conta com a coleta seletiva. Pedimos a colaboração da população para separar e depositar os materiais reciclados na frente de casa da maneira correta e nos dias certos. Tenho certeza que isso contribuirá e muito para uma cidade mais limpa, organizada e sustentável”, diz o prefeito Vicente Minguili.

Sistemática

A Prefeitura de Pederneiras dividiu a cidade em seis setores. Cada setor receberá a coleta seletiva em um dia da semana. No setor 1, por exemplo, os bairros acima da linha férrea como Jardim Modelo, Planalto, Antonio de Conti, Nossa Senhora Aparecida e adjacentes receberão a coleta seletiva todas as segundas-feiras de cada semana. Às terças-feiras são os bairros da região central da cidade. Na quarta-feira, é a vez do Jardim Anchieta, Bruno Cury, Leonor Mendes, Paraíso e adjacentes. Na quinta-feira, serão o jardim Alvorada, jardim Palmeiras I e II, jardim Pacaembu, Marajoara, os três distritos e bairros arredores. Às sextas-feiras, será toda a região ao redor dos bairros Parque da Colina, Maria Elena e Cidade Nova. No sábado, será a vez do Jardim Recreio Lago dos Paturis receber o caminhão da coleta seletiva. (tabela completa aqui).

Como participar

Para participar da coleta seletiva não é necessário cadastro nem autorização. O cidadão deve apenas separar o lixo reciclável (latas, plásticos, papelão, papéis, vidros, metais, pet, embalagens plásticas, entre outros) do lixo orgânico (restos de alimentos, fezes de animais, papel higiênico, fraldas descartáveis, entre outros). Após separar, basta colocar o reciclado em um saco plástico, caixa de papelão ou recipiente similar e aguardar o caminhão da coleta seletiva passar nas datas programadas. Pronto, é super fácil participar. Vale destacar que somente será recolhido o lixo reciclado devidamente separado e colocado em recipiente.

Lixo retirado das ruas

De acordo com levantamento feito pelo Meio Ambiente da Prefeitura, a coleta seletiva deve recolher semanalmente cerca de 20 toneladas de reciclados. Todo esse material é destinado à Associação de Coletores de Lixo, entidade independente formada este ano. Eles ficarão responsáveis por receber, separar e comercializar todo o lixo reciclado coletado pela Prefeitura. Inclusive, os coletores associados que estão trabalhando na associação são registrados e terão renda a partir da coleta seletiva.

“Por isso é importante a população se conscientizar. Pois quando adotamos a prática da coleta seletiva estamos contribuindo para a retirada de lixo das ruas e também para a inclusão social dos catadores de reciclados do município”, destaca o responsável pelo Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Sérgio Lucas. Vale lembrar que qualquer catador de reciclado do município pode procurar a associação de catadores e se cadastrar para se tornar um associado e gerar renda própria.

Serviços

Para dúvidas ou sugestões referente à coleta seletiva, basta ligar: (14) 3283-1299.