Ir para conteúdo


Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Flickr
Youtube

Notícias
Principal   Notícias
 
05/05/2017
› Prefeitura inicia descentralização da coleta de papanicolau em Pederneiras

A partir de hoje, o papanicolau começa a ser coletado também em unidades de saúde dos bairros. Até agora, o exame era realizado apenas no Centro da Mulher

Seguindo a proposta de levar os serviços de saúde cada vez mais próximos da população, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pederneiras inicia hoje, 5, sexta-feira, a coleta de papanicolau nos bairros do município. Até agora, a coleta era realizada apenas no Centro da Mulher, localizado no Distrito Industrial Fuad Razuk, região afastada da cidade, o que dificultava e desestimulava as pacientes em realizar o exame e dar sequência em tratamentos.

“É mais uma proposta nossa que estamos cumprindo. Vamos levar a saúde para mais perto da população, estimulando os cuidados e a prevenção, pois a saúde dos pederneirenses é a nossa prioridade”, explica o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili.

Inicialmente, a descentralização da coleta de papanicolau começa nos PSF's “Waldomiro Fernandes Matheus” no bairro Antonio de Conti e “Lidia Rosin Alves” no bairro Cidade Nova.

Segundo informou a coordenadora de Atenção Básica da secretaria municipal de Saúde, Joseane Rego, já nas próximas semanas a coleta do papanicolau será estendida para as 10 unidades de saúde do município, incluindo distritos e assentamento. A secretária municipal de Saúde, Adriana Meiado, está satisfeita com a iniciativa: “levamos primeiramente o exame de papanicolau para os PSF´s da Cidade Nova e Antonio de Conti para fazermos uma avaliação, para que a gente possa se adaptar às mudanças. Em algumas semanas, levaremos a coleta para todas as unidades de saúde dos bairros”, explica.

Para o prefeito, descentralizar a saúde vai gerar maior procura por atendimento e ajudar na prevenção e controle da saúde da população. Além disso, todo o investimento em prevenção gera bem-estar para os munícipes e economia em tratamentos para o município. “Conversei com muitas mulheres e a reclamação era geral. A distância para realizar o exame no Centro da Mulher acabava desestimulando o acompanhamento da saúde da mulher, tão importante para a prevenção de doenças como o câncer, por exemplo. Por isso, estamos levando a saúde para os bairros, para mais perto da população”, finaliza Vicente.

Vale destacar que o Centro de Atenção à Saúde da Mulher continua sendo o local de referência para o tratamento da saúde das mulheres em Pederneiras, continuando a realizar, inclusive, a coleta do papanicolau.

 
 
 

 

Localização Localização:
Rua: Siqueira Campos, n° S-64 - Centro - CEP: 17280-000
Localização Horário de Atendimento:
De Segunda a Sexta-Feira das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30
Telefone Atendimento:
Fone: (14) 3283-9570
© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados. Instar Internet

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.