02 MAI 2017
Secretaria municipal de saúde não registra casos de dengue em Pederneiras neste início de ano

O município de Pederneiras está vivendo uma situação atípica e positiva neste início de ano. Segundo informou o Setor de Vigilância Epidemiológica ligado à Secretaria Municipal de Saúde, não houve registro de casos positivos de dengue no município de janeiro a abril de 2017. Em 2016, no mesmo período, foram registrados 123 casos positivos da doença.

De acordo com a secretaria de saúde de Pederneiras, o trabalho contínuo de visitação em empresas e residências é um dos fatores para a dengue estar controlada no município. “Estamos ampliando as visitações nas casas e empresas, procurando focos de dengue e orientando a população constantemente. É um trabalho de formiguinha, mas que tem dado resultados positivos”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Campos Meiado.

Aliás, o trabalho de campo é uma das peças-chaves para conter a dengue em Pederneiras. Além das visitas e constante fiscalização em prédios da cidade, o trabalho de contenção é fundamental para impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. “Tivemos até agora 33 casos suspeitos de dengue. Fizemos a sorologia em todos e 31 deram negativo, outros dois aguardam resultado. O mais importante é que sempre que aparecem casos suspeitos, iniciamos imediatamente um trabalho de contenção no bairro onde reside o morador com suspeita”, diz Adriana. A contenção é feita através da intensificação da procura de focos do mosquito, orientação e, caso for necessário, nebulização.

Educação para toda a vida

Outro fator importante no combate à dengue no município é o trabalho educativo desenvolvido dentro das salas de aula. Palestras, atividades extrassala, pit stop nas ruas e gincanas são desenvolvidas para conscientizar os pequenos cidadãos sobre a importância de combater o mosquito transmissor. Até um telejornal já foi desenvolvido com a temática da dengue em uma das escolas municipais de Pederneiras. “Quando a gente educa uma criança estamos formando um cidadão para toda a vida. A criança tem uma capacidade enorme de aprender, principalmente quando o aprendizado é feito de maneira divertida. Outro fato importante de ensinar as crianças a combater a dengue é que elas chegam em casa e cobram os adultos para que façam o mesmo”, afirma o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili.

Com a chegada do inverno, as temperaturas caem e as chuvas diminuem, tornando menor o risco de aparecimento da dengue. “Mesmo no inverno, continuamos nosso trabalho de contenção, fiscalização e orientação em toda a cidade. É um trabalho contínuo para evitar que a dengue apareça no próximo período de chuvas”, finaliza Adriana.